A CIÊNCIA POR TRÁS DO AMOR POR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Você sempre segura a cabeça do seu cão nas mãos, olhando nos olhos enquanto conversa com ele? Será que o ronronando do gato no seu colo faz seu coração inflar? Milhões de pais de animais de estimação adoram seus bebês peludos e agora a ciência explica a química por trás do seu amor pelos animais de estimação e o amor deles por você.


Devoção aos cães

Um estudo divulgado pela Science descobriu que donos de cães vivenciaram um aumento de cair o queixo em 300% nos níveis de oxitocina após passar meia hora com os cães incluindo o período de olhares de contemplação, que é a chave encontrada pelos cientistas. De fato, os cientistas não viram aumento em oxitocina nos cães e seus donos que passaram pouco tempo se olhando nos olhos.

Oxitocina é um hormônio que tem uma parte poderosa no laço e altruísmo entre mãe e infante. Ela é tão poderosa que de fato é chamada de “hormônio do amor”. Como o estudo japonês descobriu com os cães, oxitocina é liberada entre a mãe e o bebê quando eles se olham nos olhos.

Enquanto que possa ser provado que você tem amor pelos animais de estimação, será que os pesquisadores provaram que os cães nos amam em retorno?

Sim, de acordo com o estudo japonês, um segundo estudo conduzido pelo neurocientista Paul Zak. O The Telegraph informa que Zak conduziu um estudo de 10 cães e descobriu que os níveis de oxitocina aumentaram em média 57.2% quando os cães passaram 10 minutos brincando com seus donos. O estudo descobriu que o número aumentou ainda mais. Os cães naquele estudo mostraram um aumento de 130% no hormônio do amor após 30 minutos com seus donos, incluindo o tempo de olhares de contemplação.


Louca por gatos

E quando se trata de gatos? Gatos são mais descritos como altercadores e provavelmente não requerem a mesma atenção que seu cão exige de você. Mas será que você pode amar seu gato? Será que seu gato pode amá-lo?

Estudos se humanos podem na verdade sentir amor por seus gatos são raros, mas Zak abordou a questão se um gato consegue sentir amor por você ao conduzir um teste similar ao que fez com os cães. Após 10 minutos de brincadeiras com seu donos, dez gatos mostraram um aumento de 12% nos níveis oxitocina. Enquanto que seja significantemente menos que os 57.2% observado nos cães, isso indica que o efeito do contato com humanos é similar. A descoberta é inesperada. “Pelo menos por algum tempo, gatos parecem criar laços com seus donos”, Zak disse ao The Telegraph.

Talvez uma melhor indicação de amor seja um estudo publicado pelo Behavioural Processes que mostra que a maioria dos gatos gostam de interagir com humanos até mais do que gostam de comer. Uma preferência por afagos em vez de comida te diz algo.

Então aquele sentimento de tristeza quando você sai e deixa seu animal de estimação em casa enquanto vai trabalhar e aquele sentimento de animação quando você finalmente volta pra casa finalmente, são sinais de verdadeiro amor. Lembre-se disso da próxima vez que seu animal de estimação fizer cocô pela casa ou arranhar a mobília.

Kara Murphy

Kara Murphy é escritora freelancer e dona de animal de estimação que vive em Erie, Pa. Ela tem um goldendoodle chamado Maddie.


www.petcafe.com.br

Pet Café (@petcafebh) • Fotos e vídeos do Instagram

PetCafe
PetCafe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Últimos Posts

logo petcafe a melhor cafeteria do Brasil

Nosso café é animal. Sem igual.

Venha conhecer!

Onde Estamos
Horário de Funcionamento
Newsletter
Inscreva-se em nossa newsletter para receber as novidades sobre o Pet Café.
Copyright © 2023 Pet Café | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais
Copyright © 2023 Pet Café - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais