A CONEXÃO ENTRE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO E OXITOCINA

leia com seu pet

Muitos estudos confirmam ospositivos efeitos de se ter animais de estimação em casa.

Animais de estimação são bons para saúde e nos fazem felizes: muitos estudos confirmam que cuidar de um animal de estimação ou assistir vídeos de animais nos faz felizes e equilibra nossos hormônios, nos ajudando a alcançar alegria e sensações de relaxamento. Animais de estimação também nos mantém em forma, são bons para saúde e uma constante fonte de alegria em tempos difíceis. Isso graças à oxitocina que também é conhecida como hormônio amor. Qual é o link entre animais de estimação e oxitocina?

O que é Oxitocina?

Ela é comumente chamada de “hormônio do amor” porque encoraja afeição e laços sociais. Estamos falando da oxitocina, um neurotransmissor que regula comportamento social por trás dos relacionamentos sociais, que repara nosso estresse e nos dá aquela sensação de que somos parte de uma comunidade. Muitos estudos recentes também mostram que oxitocina tem um papel no comportamento social de cães cuja socialização em relação às pessoas é causada por polimorfismos em um gene que codifica o receptor da oxitocina. Então dependendo do tempo passado com seu cão, coçando a barriga dele, as orelhas, aumentaria os níveis de oxitocina em ambos, indicando uma experiência positiva para eles. Oxitocina tem um papel crucial na comunicação humana, em altruísmo e generosidade, na regulação de habilidades sociais e doenças mentais. Muitos estudos já têm demonstrado como a oxitocina tem um papel central nos laços e relacionamentos humanos, aumentando extroversão e amabilidade simultaneamente.

Cientistas também estudaram recentemente o papel da oxitocina no relacionamento homem-animal. Na verdade, já se sabia como as interações entre pessoas e cães causam a liberação de oxitocina na corrente sanguínea em ambas as espécies. Par melhor entender como essa resposta hormonal ocorre, pesquisadores conduziram muitos experimentos e tiraram suas conclusões. DA mesma forma que o regulamento entre mães/filhos é regulado por oxitocina, as interações entre humanos e cães experimentam a liberação da oxitocina causada pelo olhar: quanto mais vocês mantém um olhar constante, mais altos são os níveis de oxitocina liberados em ambos,ao mesmo tempo aumentando as sensações de bem estar. Essa interação hormonal é conhecida como ciclo positivo oxitocina-olhar.

Este estudo confirma que a longa coexistência entre cães e homens estabelece diferenças em termos de oxitocina, similar aos relacionamentos entre mães e filhos.

Muitos dos estudos demonstram como animais de estimação, cães em particular, causam efeitos psicológicos positivos nos seus donos. 

De acordo com um estudo Sueco de 2014, donos de cães geralmente registram aumento de 6.6% na oxitocina do corpo quando se aconchegam ou dão cuidados aos seus amigos de quatro patas. Estar em contato com cães reduz os níveis de cortisol (indicador de tensão).

Esse alto nível de oxitocina demonstra o amor dos homens pelos cães e vice versa, já que os níveis de oxitocina no melhor amigo do homem aumenta até 57% quando está brincando com seu dono.


www.petcafe.com.br

Pet Café (@petcafebh) • Fotos e vídeos do Instagram

PetCafe
PetCafe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Últimos Posts

logo petcafe a melhor cafeteria do Brasil

Nosso café é animal. Sem igual.

Venha conhecer!

Onde Estamos
Horário de Funcionamento
Newsletter
Inscreva-se em nossa newsletter para receber as novidades sobre o Pet Café.
Copyright © 2023 Pet Café | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais
Copyright © 2023 Pet Café - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais