BENEFÍCIOS TERAPÊUTICOS DA INTERAÇÃO COM O ANIMAL

cachorro te torna melhor

Talvez nós sempre soubéssemos disso, mas a prova está aí. Estudos sugerem que animais de estimação são bons para o seu coração – em todo sentido da palavra. Interação com animais demonstradamente reduz os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse) e pressão do sangue, reduzir solidão e aumenta o humor.

“Animais dão apoio ao nosso bem-estar mental e emocional”, explica a nossa neuropsicóloga e gerontopsicóloga favorita (e dona de gato) Dra Nancy A. Pachana, durante uma recente apresentação na UQHL sobre os benefícios das interações humano animais.

Os convidados peludos Nala e Mufasa se juntaram à Dra Pachana, cortesia da Happy Paws Happy Hearts e RSPCA. Apenas com oito semanas de idade os filhotes já demonstraram prova instantânea da sua influência e cativaram todos os participantes.

Benefícios físicos

Atribui-se aos animais de estimação o aumento dos exercícios (ex. levar o cão para passear) e reabilitação (ex. vítimas de derrame ao acariciar o pelo do animal) nos donos, explica Dra Pachana.

De acordo com a pesquisa, acariciar ou conversar com cães leva a melhoria na saúde cardiovascular e ambos os donos de cães e gatos podem experimentar menos preocupações com a saúde.

Benefícios mentais e emocionais

Os benefícios ao nosso bem estar mental e emocional também são generosos “ter um animal de estimação reduz isolamento social para adultos mais velhos em vários contextos e níveis de saúde e declínio cognitivo”, Dra Pachana diz.

Animais melhoram o bem estar psicológico para aqueles que vivem sozinhos e melhora funcionamento social e controle de impulsos em membros de grupos de terapia. Os estudos descobriram que animais de estimação amortecem os impactos do estresse, aumentam autoestima e reduzem ansiedade.

Benefícios para pessoas mais velhas

Pachana explicou a particular importância dos animais para pessoas mais velhas, declarando que mais de 60% dos adultos idosos que vivem na comunidade citaram animais de estimação como uma fonte-chave de apoio emocional e 20% categorizaram os animais como a mais importante fonte.

“Terapia com cães também reduziu a solidão e depressão em residentes de casas de repouso e melhorou a deficiência cognitiva naqueles com demência. A presença dos animais proporcionou aumento na socialização entre os residentes de casas de repouso.”

(N=120) Ueda (2005, tese não publicada)

www.petcafe.com.br

Pet Café (@petcafebh) • Fotos e vídeos do Instagram

PetCafe
PetCafe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Últimos Posts

logo petcafe a melhor cafeteria do Brasil

Nosso café é animal. Sem igual.

Venha conhecer!

Onde Estamos
Horário de Funcionamento
Newsletter
Inscreva-se em nossa newsletter para receber as novidades sobre o Pet Café.
Copyright © 2023 Pet Café | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais
Copyright © 2023 Pet Café - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais