EXPLORANDO OS BENEFÍCIOS DA TERAPIA PET PARA O BEM ESTAR MENTAL

doguinho

Como as interações com animais de estimação em terapia assistida podem promover bem-estar mental. 

O que é Terapia Pet? 

Terapia pet, também conhecida como terapia assistida por animais, envolve interações com animais para explorar e entender como você se sene. Essencialmente, a Terapia Pet é quando animais são incluídos no processo terapêutico. Isso pode ser por várias razões incluindo apoio à saúde física, social, mental e emocional. Para algumas pessoas, incluir um animal na terapia pode ajudá-las a se sentirem mais confortáveis e abertas.

Animais são criaturas que vivem no momento presente. Elas não julgam nem criticam. Desviar a atenção de uma pessoa para um animal pode ajudar a derrubar aquelas muralhas que impedem alguém de falar ou trabalhar através de emoções e experiências. Criar um espaço seguro através da interação com um animal pode fazer a experiência parecer menos com uma terapia, encorajando os indivíduos a pensar em como eles se sentem de uma maneira diferente.

Cães são os animais mais freqüentemente usados em Terapia Pet, seguidos por cavalos, gatos e coelhos. Um animal de terapia pet deve ser calmo, obediente e em última instância desfrutar da atenção das pessoas. O manipulador do animal tem que ter grande percepção sobre segurança e deve conhecer bem o animal pra evitar situações potencialmente estressantes ou perigosas onde o animal poderia reagir agressivamente. 

Terapia Pet pode ocorrer em vários ambientes, incluindo escolas, casas de repouso, hospitais, grupos de terapia e contextos terapêuticos privados. Tipicamente, um indivíduo encontra o animal em um espaço mais informal para um primeiro contato. Então o terapeuta pode começar a introduzir um plano de tratamento mais formal com metas para as sessões. Terapia pet pode ser usada no tratamento para uma gama de condições de saúde mental incluindo: 

  • Ansiedade 
  • Depressão 
  • Autismo 
  • Medos e Fobias
  • Estresse
  • Trauma 
  • Distúrbios Bipolares 

Você deve estar ciente dos Animais de Suporte Emocional (ASE), que são levemente diferentes e são companhias para pessoas vivenciando problemas mentais. Qualquer animal doméstico de qualquer idade pode ser um animal de suporte emocional. A principal diferença é que animais de terapia não são treinados para um indivíduo específico; eles são algo para muitas pessoas experimentarem.

Os Benefícios Psicológicos e Emocionais da Terapia Pet

Animais de estimação podem ter efeitos positivos significantes na saúde e bem estar emocionais ou mentais. Você já sentiu alegria ou contentamento após acariciar um cão? Terapia Pet pode dar suporte a muitos indivíduos com preocupações diferenciadas. Desde redução de estresse à melhoria nas conexões sociais, passar mais tempo com animais de estimação pode fornecer suporte à saúde mental dos pacientes. 

1. Redução de Estresse e Ansiedade Através da Interação Com Animais

Muitas pessoas podem desfrutar dos benefícios dos animais de estimação não sendo donos ou responsáveis por eles.

Pesquisas com adolescentes descobriram que os mesmos vivenciaram melhoria na ansiedade, estresse, raiva e distúrbios relacionados após visitas de cães de terapia. 

Estudos descobriram que a interação com animais pode ser calmante, reduzindo níveis de cortisol (o hormônio do estresse). Após interagir com um cão, os estudantes notaram melhorias na ansiedade e humor. 

Ao passo que terapia assistida por animais pode não ser a única abordagem de tratamento para estresse e ansiedade, terapia pet pode dar suporte às pessoas de todas as idades e histórias de vida. Pessoas em terapia pet podem vivenciar uma liberação de endorfinas (os hormônios da felicidade) e a ciência mostra que as endorfinas das pessoas aumentam após a visita de um cão amistoso. 

2. Aumentando o humor e aliviando sintomas de depressão

O tratamento contra depressão freqüentemente envolve psicoterapia e medicações. A terapia pet pode ser uma alternativa para indivíduos que têm extrema dificuldade de se abrir em sessões tradicionais de terapia. 

Alguns estudos mostram que terapia assistida por animais é eficiente no tratamento contra depressão em adultos de idade avançada internados em alguma instituição. A terapia pet pode agir como um degrau pra encorajar a pessoa a se abrir, o que dá a elas a oportunidade de dar um passo em direção à recuperação. 

3. Aumentando Interação Social e Habilidades de Comunicação

Animais são criaturas carinhosas e amorosas que podem dar conforto e reduzir sentimentos de solidão. Animais de estimação podem criar um ambiente que encoraja a conexão e interação social enquanto o foco permanece no animal. 

Um estudo descobriu que terapia assistida por animais melhorou o funcionamento social e qualidade de vida em pacientes com esquizofrenia crônica. Em contextos de cuidados de longo prazo, a interação social é sempre uma parte importante das atividades terapêuticas. Descobriu-se que terapia assistida por animais aumenta a social iniciação e interação em residentes de instituições médicas. 

4. Encoraja Exercício Físico

Terapia assistida por animais pode ajudar a encorajar movimento físico, o que beneficia a saúde do corpo e mente. O aumento da motivação pra exercícios e atividades físicas pode ser benéfico pra alguém vivenciando problemas de saúde mental. O movimento pode ser tão simples quanto brincar ou passear com um cão. 

Terapia Pet Como Tratamento Complementar Pra Doenças de Saúde Mental

Tipicamente, terapia pet é usada junto com o tratamento convencional. A idéia é que ela complementa o tratamento em vez de se basear unicamente nele. Terapia assistida por animais oferece uma gama de benefícios terapêuticos pra doenças de saúde mental como Síndromes de Estresse Pós-Traumático, Doenças do Espectro Autista e pacientes com demência. Animais de estimação também podem dar conforto durante o luto ou perda e ajudar a aliviar todas aquelas dificuldades e emoções complexas que você sente durante tempos difíceis.

 Suporte animal ou terapia pet tem sido usada pra tratar pacientes com PTSD. A evidência mostra que animais podem tem um impacto psicológico positivo nos pacientes, mas essa não é a única abordagem usada no tratamento. A incorporação de animais dentro do tratamento de PTSD pode ajudar um indivíduo a se sentir mais calmo e mais à vontade de forma que possa trabalhar com o terapeuta em direção a recuperação. 

Quando incorporar a terapia pet no plano de tratamento, o melhor é geralmente falar com seu médico ou terapeuta a respeito. Você pode sugerir a idéia de trabalhar com facilidade se tiver a opção da terapia pet. Um manipulador de animais treinado, geralmente o próprio dono do animal, também administraria a terapia pet. Seu terapeuta ou médico tipicamente conduz as sessões na medida em que aquela pessoa entende suas metas, sua recuperação e o plano de tratamento.

Promovendo Bem Estar Mental com Terapia Pet 

Naturalmente há algumas limitações pra se considerar com a terapia pet. É importante pensar na segurança do animal e alergias a certos animais. Algumas pessoas podem achar animais assustadores ou o conceito de terapia pet adiciona mais estresse à situação. Cabe ao indivíduo escolher se a terapia pet funciona pra ele(a). Se você descobrir que terapia pet não está funcionando pra você, está perfeitamente okay dizer ao seu terapeuta ou médico que você gostaria de considerar alternativas. O processo terapêutico é pessoal e o seu plano de tratamento dependerá das suas preocupações e objetivos 

Terapia assistida por animais não é o único tratamento pra condições de saúde mental. Você não substitui psicoterapia ou medicamentos com terapia pet. Mas terapia assistida por animais pode ajudar os indivíduos a se sentirem mais à vontade e preencher a lacuna da terapia de forma a permanecerem na estrada do tratamento para a recuperação. Passar algum tempo interagindo com animais de estimação pode promover bem-estar psicológico e dar suporte ao tratamento de uma gama de doenças de saúde mental. 

Enquanto não oferecemos o serviço de terapia pet diretamente, nós temos um time de profissionais de saúde mental que são especialistas nas suas respectivas áreas, prontos pra ajudar. Se você tiver quaisquer preocupações quanto à sua saúde mental ou de um ente querido, contate a equipe do Thriving Center of Psychology e comece sua jornada terapêutica hoje. Marque uma consulta online e ligue para nossos consultórios localizados nas maiores cidades do país. 

www.petcafe.com.br

Pet Café (@petcafebh) • Fotos e vídeos do Instagram

PetCafe
PetCafe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Últimos Posts

logo petcafe a melhor cafeteria do Brasil

Nosso café é animal. Sem igual.

Venha conhecer!

Onde Estamos
Horário de Funcionamento
Newsletter
Inscreva-se em nossa newsletter para receber as novidades sobre o Pet Café.
Copyright © 2023 Pet Café | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais
Copyright © 2023 Pet Café - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais