O PODER TERAPÊUTICO DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS NA SAÚDE MENTAL

PET CAFE

Por Sheri Leasure, LCSW

Anos atrás, muito antes de eu até considerar o poder terapêutico dos animais de estimação, minha irmã mais velha e o marido dela tiveram um Golden Retriever grande e pateta, chamado Daisy Jane. Eu estava morando com eles naquela época, já que era uma estudante de graduação pobre e trabalhando meio expediente em um restaurante tentando economizar dinheiro. Eu ia pra casa após um longo turno fedendo a batata frita e antes de poder entrar em casa eu já era quase derrubada no chão pela Daisy tentando lamber meu rosto. Aquelas boas-vindas animadas eram a melhor parte do meu dia!

Às vezes Daisy era minha parceira de estudos (quando ela finalmente sossegava pra tirar uma soneca), minha motivação pra fazer exercícios (nós passamos muitas horas caminhando, brincando de vai-pegar e nadando no riacho) e era minha amiga. Foi um período estressante na minha vida, mas ela sempre fazia eu me sentir melhor.

Por que os animais de estimação são terapêuticos conosco? Eles custam dinheiro, exigem um monte de trabalho e às vezes até destroem as coisas que temos. Eu tinha poucas meias, um clipe de plástico e um par de tênis que foram mastigados pela Daisy. Quando nós temos animais de estimação também há o risco de perdê-los; eu ainda me lembro do quanto eu fiquei triste no dia que a Daisy morreu.

Mas apesar dos contras de se ter animais de estimação, a maioria dos pais de animais acredita que os benefícios de tê-los superam qualquer inconveniência.

Por que existem animais terapêuticos?

  1. Animais de estimação proporcionam um senso de conexão sem julgamentos, que é algo que humanos são programados pra fazer e sentem muita falta disso. Daisy não ligava para minha situação financeira, não se importava se eu estava de mau humor, não discutia minhas escolhas de vida. Ela estava apenas ali presente, confiável, aconchegante e confortante, sem falha. Ela me deixava abraçá-la pelo tempo que eu precisasse, quando eu estava triste ou deprimida. Ela nunca estava muito ocupada ou com pressa. Ela nunca insistia pra me ajudar a descobrir o que eu precisava fazer de diferente na minha vida. Estava OK pra ela se eu estivesse triste. Eu sempre fui OK com ela, especialmente se eu tivesse petiscos pra dar! Animais de estimação os aceitam sem questionar, nós podemos ser nós mesmos em volta deles sem medo ou vergonha.
  2. Cuidar de um animal de estimação tem benefícios físicos comprovados. Vários estudos têm mostrado que donos de animais de estimação têm níveis de cortisol reduzidos, baixa pressão do sangue e saúde cardiovascular melhorada . Os olhos suplicantes da Daisy às vezes me convenciam a deixar meus estudos e levá-la para passear. Ela era difícil de resistir!  Pressão de toques profundos também ativa o sistema nervoso parassimpático, a parte do sistema nervoso autônomo que desacelera a resposta “lutar ou fugir” e deixa o corpo saber que estamos seguros. Cobertores com peso trabalham por esse princípio e muitos cães de serviço são treinados para auxiliar seus manipuladores ao inclinarem ou deitarem sobre eles. Segurar um cão no seu colo ou deixar um gato descansar no seu peito podem ser bastante calmantes – pra ambos.
  3. Animais de estimação nos protegem contra desespero.Terapeutas consideram que ter um animal de estimação como fator de proteção, às vezes reduz o risco de suicídio de uma pessoa. Este é um dos muitos benefícios dos animais para a saúde mental. Animais de estimação são terapêuticos o conforto que recebemos deles e nosso senso de responsabilidade com eles podem nos dar uma razão pra seguirmos em frente quando tudo parece não ter esperança.
  4. Animais de estimação nos ensinam amor e luto.Animais de estimação se tornam parte da família rapidamente. Nós sempre nos apegamos às criaturas que são dependentes de nós por cuidado. E mais – eles são fofos, às vezes ridiculamente fofos! Para algumas pessoas que sofreram nas mãos de outros seres humanos, animais de estimação oferecem um apego seguro que pode nos ajudar a curar. Me levou 3 segundos pra me apaixonar pela Daisy quando eu a vi quando ela era um filhote. O amor foi instantâneo, mútuo e profundo. Quando eu tinha 12 anos eu já tinha noção do quão profundo era esse amor. Perda é parte da vida de qualquer um em algum ponto. Aprender a gerenciar a perda de alguém ou de algo que amamos é uma habilidade que ninguém quer, mas todos precisam. Animais de estimação nos proporcionam com essa experiência simplesmente porque o período de vida deles é geralmente muito mais curto e nós vivemos bem mais que eles. Nós devemos ficar de luto, aceitar a perda e se apegar às boas memórias. Quando somos bem sucedidos navegando esta experiência, nós aprendemos que de fatos podemos sobreviver à ela. E pelo menos conseguimos manter as memórias e o amor. Já se passaram anos desde que Daisy morreu e agora o que sobrou pra mim foram as boas memórias. Quando eu penso nela eu sorrio lembrando dos pulos no riacho e como ela vinha pra cima de mim toda lamacenta saindo da chuva. Ela se tornou um recurso positivo onde eu recorro nos momentos de tristeza ou medo.
  5. Animais de estimação são naturalmente pés-no-chão e atentos.Animais de estimação nos trazem de volta para o momento presente se os deixarmos. Era muito difícil ficar presa dentro da minha cabeça me preocupando com trabalhos de conclusão de curso ou com o drama no trabalho, com uma bola de pelos de 40 quilos tentando lamber meu rosto. Isso demonstra como animais de estimação são terapêuticos porque quando eu estava focado nela, meu cérebro tinha uma folga do estresse da vida.
  6. Animais de estimação nos ajudam a levar as coisas menos à sério… de novo, se os deixarmos.Pode ser irritante virar e repentinamente ver que aquela fatia de pizza está faltando, mas você deve admitir que também é divertido! Animais de estimação têm personalidades e estranhezas que nos mostram as maravilhas das coisas ordinárias. Para um Golden Retriever, objetos do dia a dia são brinquedos, uma caminhada na beira do riacho é uma chance de dar pulos na água e até uma visita do carteiro é causa de animação. A vida da Daisy era simplicidade e alegria; a minha também, quando eu estava com ela.

Os benefícios dos animais de estimação para a saúde mental

Algumas das muitas maneiras de realmente apreciar os benefícios dos animais de estimação para saúde mental são:

  1. Ponha o telefone de lado e vai brincar. Eu também passava um bom tempo em frente à uma tela, então isso também é um lembrete pra eu mesma. A vida e conexão virtuais têm valor, mas as vezes eu preciso me conectar à realidade. Animais de estimação me ajudam nisso; acariciar o gato, sentir o seu pelo fisicamente, me traz de volta para o meu corpo, de volta para realidade e de volta ao momento presente. Brincar com um animal de estimação também me lembra de tirar folgas, de me divertir, de sorrir. Eu sei que a vida é ocupada e que nós temos importantes responsabilidades. Eu também sei que me sinto melhor se fizer uma pausa pra parar de ser adulta por 10 minutos, jogar uma bola e assistir um filhote trazê-la de volta toda babada e jogá-la aos meus pés.
  2. Se afunde na experiência da vida com seu animal de estimação, com atenção plena. Por que animais de estimação são terapêuticos? Levar o cão para passear e repare no que o cão está reparando. O que faz aquele lugar cheirar tão interessante? Acaricie o gato. Ouça o som do ronronado e sinta sua vibração enquanto o segura. Dê uma cenoura ao coelho e veja aquela carinha fofa enquanto ele mastiga. Fique maravilhado com as cores do seu peixe, e como suas escamas refletem a luz. Se encharque com a fofura deles, sinta o calor do pelo. Você os tem por um tempo limitado, desfrute e saboreie a presença deles.
  3. Ria das suas palhaçadas. Quando você vê aquela pata lamacenta em cima do trabalho que tem que entregar em 6 horas, está OK ficar um pouco aborrecido, mas assim que você reimprimiu e a crise passou, ria e compartilhe a estória com seus amigos. Animais de estimação fazem todos os tipos de coisas que nós achamos engraçadas, estranhas e ridículas. Compartilhe suas aventuras e acidentes, as pessoas adoram ouvir estórias divertidas sobre animais de estimação. Veja todos aqueles memes de animais na internet!

Deixe que os animais de estimação ajudem você a se sentir melhor e desfrutar do momento. Eles desfrutam!

Sheri Leasure fornece psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos no nosso consultório Glen Ellyn. Ela tem treinamento em EMDR, e usa CBT, DBT, e sistemas internos de família no seu trabalho. Atualmente ela está trabalhando pra tirar a certificação em Experiência Somática.

www.petcafe.com.br

Pet Café (@petcafebh) • Fotos e vídeos do Instagram

PetCafe
PetCafe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Últimos Posts

logo petcafe a melhor cafeteria do Brasil

Nosso café é animal. Sem igual.

Venha conhecer!

Onde Estamos
Horário de Funcionamento
Newsletter
Inscreva-se em nossa newsletter para receber as novidades sobre o Pet Café.
Copyright © 2023 Pet Café | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais
Copyright © 2023 Pet Café - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais