O PODER CURATIVO DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

cuidando do seu pet

Imagine ir para o hospital fazer uma cirurgia e poder levar seu animal de estimação favorito com você. Enquanto que esse cenário é improvável de acontecer devido aos protocolos hospitalares, você pode na verdade ter um cão, gato ou até um cavalo ajudando na sua recuperação. Como? Através da terapia assistida por animais.

Se você é amante de animais você pode levar alegria às pessoas enfrentando as situações mais difíceis ao se tornar um treinador ou manipulador de animais de terapia. Você pode treinar o seu próprio animal de estimação, ou pode conseguir um animal para treiná-lo especificamente como animal de terapia. De qualquer jeito você trará alegria às pessoas na medida em que ajudará a acelerar seu processo de recuperação e aumentar o suporte delas durante o tratamento.

Se você acha que trabalhar com animais de terapia é bom e adequado às suas paixões e habilidades, então é hora pra dar uma olhada de perto no que é a terapia assistida por animais e em como se tornar um treinador.

 

O QUE É TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS OU TERAPIA PET?

 

Terapia assistida por animais também conhecida como terapia pet utiliza cães e outros animais, incluindo cavalos, pra ajudar pessoas em recuperação de condições de saúde física e mental. A companhia de um animal tem comprovados benefícios tanto no trabalho médico quanto psicológico.

 

COMO FUNCIONA A TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS?

 

Quando alguém está lidando com uma condição de saúde mental ou física, eles enfrentam significantes volumes de estresse que pode impedir a cura. Animais trazem conforto às pessoas e passar um tempo com eles pode tornar o processo de cura mais rápido e fácil.

terapia assistida por animais permite que um serviço treinado ou animal de terapia venha até uma consulta ou visite alguém no hospital. O animal virá com o dono ou treinador que já tem conhecimento sobre como trabalhar com animais de serviço. O animal passará um período com o paciente (geralmente em torno de 15 minutos), o paciente o acariciará e fará perguntas ao dono. A presença do animal proporciona uma distração necessária e ajuda a reduzir estresse no paciente, isso pode acelerar o processo de cura.

 

BENEFÍCIOS DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

 

Terapia assistida por animais em benefícios comprovados e baseados em pesquisas científicas modernas. Pesquisadores têm descoberto uma conexão direta entre interação com animais e os benefícios positivos da terapia com animais na saúde, que incluem saúde mental, saúde física e melhoria nas habilidades.

 

1. SAÚDE MENTAL

Se você já passou algum tempo acariciando um cachorro ou gato fofo e sentiu um aumento imediato na energia emocional, então você vivenciou um dos benefícios da terapia animal na saúde mental. Pra maioria das pessoas, a presença de uma animal faz com que o corpo libere serotonina, prolactina e oxitocina. Estes hormônios geram um relaxamento e uma resposta de redução de estresse. De acordo com UCLA Health a liberação desse hormônio pode reduzir sintomas de depressão, tristeza e ajuda a dar suporte a boa saúde mental.

A liberação destes “hormônios da felicidade” também ajuda a reduzir ansiedade, então as pessoas relaxarão durante o tratamento ou terapia. Elas também experimental menos solidão enquanto estiverem no hospital. A presença de um animal proporciona conforto e uma necessária distração para um período difícil.

Alguns pacientes têm bloqueios à saúde mental que dificultam a terapia e o tratamento. Trazer um animal pode ajudara “quebrar o gelo” entre o terapeuta e o paciente e isso pode reduzir a resistência inicial à terapia. Essa redução à resistência pode aumentar a eficiência destes programas.

Finalmente, em pacientes com demência que lutam contra agitação, trabalhar com cães de terapia ajuda a reduzir os comportamentos negativos. Já que mais de 90% das pessoas que estão internadas devido a problemas relacionados à demência tem agitação, esse é um benefício significativo tanto para o paciente quanto para a equipe de enfermeiros quanto para o pessoal que cuida da sua memória.

 

2.  SAÚDE FÍSICA

Enquanto que os benefícios da interação com animais na saúde mental são bem conhecidos, muitas pessoas ficam surpresas de notar que a terapia animal tem impacto positivo na saúde física. Ela pode acelerar o processo de cura e reduzir os efeitos de algumas condições de saúde Aqui está uma olhada mais de perto na pesquisa:

Em um estudo publicado em 2007 pelo Jornal Americano de Cuidados Cruciais, pesquisadores descobriram que visitas de cães de terapia melhoraram a saúde cardiovascular em pacientes cardíacos, precipitando a redução da pressão sanguínea e dos níveis do hormônio do estresse. A Associação Americana do Coração descobriu que trabalhar com animais de terapia melhora a saúde em pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados. Visitas regulares de animais de terapia podem reduzir a quantidade de medicação que algumas pessoas precisam pra administrar condições médicas. Pacientes ansiosos experimentam respiração desacelerada e a interação com animais acolhedores aumenta o poder do sistema imunológico. Alguns pesquisadores descobriram um aumento na imunoglobulina A salivária, que indica um sistema imunológico com função saudável, após as pessoas terem passado algum tempo acariciando um animal por mais de 20 minutos. A liberação da oxitocina tem impacto no sistema imunológico e aumenta o limite de tolerância à dor, ajudando as pessoas a se curarem mais rapidamente.

 

3. MELHORIA NAS HABILIDADES

Um terceiro benefício da terapia assistida por animais é a melhoria nas habilidades em terapias de todos os tipos. Em fisioterapia que exige exercícios que são desconfortáveis as vezes, participantes se encontrarão mais motivados a participar na terapia após interagirem com um animal de de estimação. O aumento do limite de tolerância a dor que vem com a liberação de oxitocina também pode motivar as pessoas a se esforçarem mais nestes programas de terapia.

Crianças com diferenças neurológicas tais como autismo, geralmente tem um desempenho melhor quando têm um animal pra interagir. A presença do animal pode criar comunicação espontânea em situações onde a criança pode escolher não se comunicar. Elas geralmente se relacionam melhor com animais do que com humanos e terapeutas podem incorporar o animal na sessão de terapia pra melhorar a comunicação e o engajamento. Pra crianças com ansiedade e distúrbios de hiperatividade, o animal pode ajudar a criança a se acalmar e focar, assim ela trabalha duro nas sessões de terapia.

 

HÁ RISCOS NAS SESSÕES DE TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS?

 

Em qualquer momento que humanos e animais interagem há risco. Muitos animais têm germes que podem adoecer pessoas vulneráveis e qualquer animal, não importa o quão bem treinado, pode ser imprevisível. Porém, esses tipos de risco são minimizados quando se trabalha com animais de serviço treinados.

Tendo dito isso, há poucos riscos com a terapia assistida por animais e pessoas interessadas nessa linha de trabalho devem entender o perigo dos animais de estimação aos pacientes que eles servem. Um risco é o perigo de condições sanitárias inferiores. Pra combater esse problema, hospitais e instituições de saúde têm protocolos estritos pra garantir que os pacientes não sejam colocados em risco devido à presença de animais de terapia.

Outro risco em potencial é o risco do animal ferir um paciente, tal como um cão que se assusta e morde o paciente. Ao passo que você não consegue eliminar esse risco completamente, na verdade o treinamento que estes animais recebem e a habilidade do treinador de animais minimizam o risco. Os benefícios de cura e melhoria na saúde superam os pequenos riscos.

 

ONDE A TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS É OFERECIDA?

 

Você pode encontrar terapia assistida por animais na maioria dos grandes hospitais. A Clínica Mayo tem o programa Caring Canines, por exemplo, que permite que cães e terapia visitem vários departamentos do hospital. Pacientes podem solicitar a visita de um cão de terapia quando precisarem de um pouco de redução de estresse durante a permanência no hospital. Na medida em que cada vez mais provedores de tratamentos de saúde reconhecem os benefícios da terapia assistida por animais, mais instituições têm implementado estes programas.

Você também consegue encontrar terapia assistida por animais em clínicas de terapia e centros de tratamento psicológico. Muitos terapeutas trarão animais pra ajudar os pacientes a se sentirem mais confortáveis e o trabalho com um animal pode fazê-los mais abertos quanto às suas necessidades emocionais.

Centros de reabilitação podem fazer parceiras com treinadores de animais de terapia pra ajudar pacientes a alcançarem uma reabilitação mais rápida e voltarem pra casa mais rápido. A presença de animais de terapia motiva os pacientes a trabalharem mais duro nas suas atividades de reabilitação, sejam elas relacionadas a aconselhamento ou fisioterapia.

Animais de terapia também aparecem nas escolas, especialmente aquelas que trabalham com alunos com necessidades especiais. Professores e terapeutas descobriram que os alunos têm maiores ganhos quando trabalham com animais. Trazer o serviço de animais treinados nestes programas e escolas pode ajudar estes estudantes a atingirem maior desempenho social e acadêmico, então essa prática está se tornando muito comum.

 

QUE TREINAMENTO É NECESSÁRIO PARA SE TRABALHAR COM TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS?

 

Será que trabalhar com animais para ajudar pessoas a se sentirem melhor soa como uma grande carreira? Se sim, então considere tirar um certificado de terapia assistida por animais. A Husson University oferece um programa de certificação que te ensinará as regras e regulamentos que se aplicam ao uso de terapia com animais enquanto te ensina as técnicas do treinamento que você precisará pra tornar seu animal de estimação em um animal de serviço eficiente. Este programa não foca só em cães, mas também olha pra todos os tipos de interações humano animal e as terapias resultantes. Apos tirar o certificado, os treinadores entenderão como reduzir potenciais riscos associados com animais de serviço. Finalmente, ele foca nos aspectos legais e éticos do uso dos animais para dar apoio às pessoas dessa forma.

Se você estiver interessado em se tornar um provedor de terapia assistida por animais, aprenda mais sobre o programa de certificação da Husson University. Se inscreva no programa hoje ou contate um dos conselheiros de admissão pra saber mais.

Fontes:

https://aacnjournals.org/ajcconline/article-abstract/16/6/575/622/Animal-Assisted-Therapy-in-Patients-Hospitalized?redirectedFrom=fulltext

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15762389/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7534124/

https://www.mayoclinic.org/about-mayo-clinic/volunteers/arizona/caring-canines

https://www.uclahealth.org/sites/default/files/documents/Dementia-and-AAT-Richeson.pdf?f=d7892a36

https://www.uclahealth.org/programs/pac/about-us/animal-assisted-therapy-research

https://www.uclahealth.org/sites/default/files/documents/PAC-Heart-Article.pdf?f=1e74dcfd

PetCafe
PetCafe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Últimos Posts

logo petcafe a melhor cafeteria do Brasil

Nosso café é animal. Sem igual.

Venha conhecer!

Onde Estamos
Horário de Funcionamento
Newsletter
Inscreva-se em nossa newsletter para receber as novidades sobre o Pet Café.
Copyright © 2023 Pet Café | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais
Copyright © 2023 Pet Café - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais