O PODER DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

cachorro é bom pra criança

Benefícios à Saúde da Interação Humano Animal

Nada se compara a alegria de voltar pra casa para um companheiro leal. O amor incondicional de um animal de estimação pode fazer mais por você do que te fazer companhia. Eles também reduzem estresse, melhoram a saúde cardíaca e até ajudam crianças com suas habilidades sociais e emocionais.

Estima-se que 68% das casas de família nos EUA têm um animal de estimação, mas quem se beneficia de uma animal!? E que tipo de animais de estimação trazem benefícios para saúde?

Pelos últimos 10 anos, NIH fez uma parceria com o Centro de Nutrição de Animais de Estimação da Mars Corporation pra responder questões como estas ao financiar estudos de pesquisa.

Cientistas estão olhando para os benefícios físicos e mentais em potencial para a saúde, de animais diferentes – desde peixes até porquinhos da índia até cães e gatos.

Possíveis Efeitos na Saúde

Pesquisas sobre interações humano-animal são relativamente novas. Alguns estudos têm mostrado positivos efeitos na saúde, mas os resultados têm sido mistos.

Interação com animais demonstradamente reduzem os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse) e abaixam a pressão sanguínea. Outros estudos têm descoberto que animais podem reduzir solidão, aumentar sensações de apoio social e melhorar seu humor.

A parceira NIH/Mars está financiando uma série de estudos focados nos relacionamentos que nós temos com animais. Por exemplo, pesquisadores estão olhando em como animais podem influenciar no desenvolvimento infantil. Eles estão estudando interações animais com crianças que têm autismo, déficit de atenção e hiperatividade (ADHD) e outras.

“Não há uma resposta sobre como um animal de estimação pode ajudar alguém com uma condição específica,” explica Dra. Layla Esposito, que supervisiona o Programa de Pesquisa de Interação Humano-Animal do NIH. “Nossa meta é aumentar atividade física? Então você poderá se beneficiar de ter um cão. Você tem que levar o cão para passear várias vezes por dia e terá um aumento em atividade física. Se a sua meta é redução de estresse, às vezes observar um peixe nadando pode resultar em uma sensação de calma. Então não há um tipo que serve pra todos.”

NIH está financiando pesquisas de larga escala pra descobrir a gama de pessoas que vivem com animais de estimação e como seus relacionamentos com elas se relacionam à saúde.

“Nós estamos tentando acessar a qualidade subjetiva do relacionamento com o animal – aquela parte do laço que as pessoas sentem por animais –e e como isso traduz em algo com benefícios de saúde”, explica o Dr. James Griffin, um especialista em desenvolvimento infantil no NIH.

Animais Ajudando Pessoas

Animais podem servir como fonte de conforto e apoio. Cães de terapia são especialmente bons nisso. Às vezes eles são trazidos aos hospitais ou casas de repouso pra reduzir o estresse e ansiedade dos pacientes.

“Cães são muito presentes. Se alguém estiver tendo dificuldades com algo, eles sabem como sentar ali e serem amorosos”, diz Dra. Ann Berger, uma médica e pesquisadora no Centro Clínico NIH em Bethesda, Maryland. “A atenção deles está focada na pessoa o tempo todo.”

Berger trabalha com pessoas que têm câncer e doenças terminais. Ela os ensina sobre atenção plena e os ajuda a reduzir estresse e administrar dor.

“Os fundamentos da atenção plena incluem atenção, intenção, compaixão e consciência”, diz Berger. “Todas estas coisas são trazidas pelos animais. As pessoas meio que têm que aprendê-las, os animais fazem isso inatamente.”

Pesquisadores estão estudando a segurança de trazer animais aos hospitais porque eles podem expor as pessoas a mais germes, Um estudo está olhando a segurança de levar cães pra visitarem crianças com câncer, diz Esposito. Os cientistas testarão os genes das mãos das crianças pra ver se há níveis perigosos de germes transferidos do cão após a visita.

Cães também podem ajudar nas salas de aula. Nosso estudo descobriu que cães podem ajudar crianças com ADHD a focarem sua atenção em sessões de terapia em grupo de 12 semanas. O primeiro grupo de crianças leu para o cão de terapia uma vez por semana por 30 minutos. O segundo grupo leu para brinquedos que pareciam filhotes de cães.

Crianças que leram para animais verdadeiros mostraram melhores habilidades sociais e mais compartilhamento, cooperação e voluntarismo. Elas também mostraram menos problemas comportamentais.

Outro estudo descobriu que crianças com autismo ficam mais calmas quando brincam com porquinhos da índia na sala de aula. Quando as crianças passam 10 minutos em um grupo de brincadeiras supervisionadas com porquinhos da índia, seus níveis de ansiedade caíram. As crianças também tiveram melhores interações sociais e engajaram melhor com os animais. Os pesquisadores sugerem que os animais oferecem aceitação condicional, os tornando um calmo conforto para as crianças.

“Animais podem se tornar uma maneira de construir uma ponte para aquelas interações sociais”, Griffin diz. Ele adiciona que os pesquisadores estão tentando entender melhor estes efeitos e a quem eles podem ajudar.

Animais podem ajudar você de maneiras inesperadas. Um recente estudo mostrou que cuidar de peixes ajudou adolescentes diabéticos a melhor administrar sua doença. Pesquisadores fizeram um grupo de adolescentes com diabetes tipo 1 tocar conta de um peixe de estimação uma vez ao dia, alimentando-o e checando os níveis de água. A rotina também incluiu troca de água no tanque a cada semana. Isso foi combinado com os adolescentes avaliando os registros de sua glicose sanguínea com os pais.

Os pesquisadores monitoraram o quão consistentes foram estes adolescentes pra conferir sua glicose no sangue. Comparados a adolescentes que não receberam nenhum peixe pra cuidar, os que cuidaram do peixe foram mais disciplinados na hora de conferir os próprios níveis de glicose, que é essencial pra manter a saúde.

Enquanto que animais de estimação podem trazer uma ampla gama de benefícios à saúde, um animal pode não funcionar pra todo mundo. Recentes estudos sugerem que exposição precoce aos animais pode ajudar a proteger crianças novas do desenvolvimento de alergias. Mas pra pessoas que são alérgicas a certos animais de estimação, tê-los em casa pode causar mais dano do que fazer bem.

Ajudando uns aos outros

Animais de estimação também trazem novas responsabilidades. Saber como cuidar e alimentar um anima é uma parte de se ter animais de estimação. NIH/Mars financia estudos procurando pelos efeitos das interações humano animais tanto nos animais quanto nas pessoas.

Lembre-se que animais também podem se sentir estressados e fatigados. É importante que as crianças saibam reconhecer sinais de estresse nos seus animais de estimação e saber quando não se aproximar deles. Mordidas de animais podem causar sérios danos.

“A prevenção de mordidas de cães é certamente um problema que os pais devem considerar, especialmente em crianças pequenas que nem sempre conhecem limites do que é apropriado com um cão”, Esposito explica.

Pesquisadores continuarão a explorar os muitos efeitos na saúde por se ter animais de estimação. “Estamos tentando encontrar o que está dando certo e o que é seguro — tanto para os seres humanos quanto para os animais,” diz Esposito.

PetCafe
PetCafe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Últimos Posts

logo petcafe a melhor cafeteria do Brasil

Nosso café é animal. Sem igual.

Venha conhecer!

Onde Estamos
Horário de Funcionamento
Newsletter
Inscreva-se em nossa newsletter para receber as novidades sobre o Pet Café.
Copyright © 2023 Pet Café | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais
Copyright © 2023 Pet Café - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais