O QUE A CIÊNCIA DIZ SOBRE OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

contato com pet


Ser uma animal de estimação na América é uma ameixa. Eles são incrivelmente bem amados: de acordo com uma enquete de 2015 na Harris, 95% dos donos de animais de estimação os consideram membros da família. Metade deles os compram presentes de aniversário e é uma rua de mão dupla; pessoas que têm animais de estimação tendem a ter pressão, taxas cardíacas e riscos de doenças do coração mais reduzidos do que aquelas que não têm animais. Estes benefícios da saúde podem vir dos exercícios extras que brincar e caminhar exigem, e o alívio do estresse por ter um amigo firme sempre a mão.

Agora cientistas surgiram com uma evidência de que animais podem ajudar a melhorar a saúde mental, até mesmo em pessoas com distúrbios mentais. Embora estes estudos sejam pequenos, os benefícios são impressionantes o suficiente pra fazer as clínicas abrirem as portas às intervenções assistidas com animais – terapia pet, em outras palavras, usada junto com a medicina convencional. “Pensar em um animal dentro de um hospital costumava ser inaceitável”, diz Alan Beck, diretor do Centro do Laço Humano-Animal na Purdue University, citando o medo de infecções. “Agora eu não conheço nenhum grande hospital pediátrico que não tenha pelo menos algum tipo de programa com animais.”

O crescimento da terapia animal é apoiado por séria ciência que mostra que suporte social – um comprovado antídoto contra ansiedade e solidão – pode vir de quatro pernas, não apenas de duas. Animais de muitos tipos podem ajudar a acalmar estresse, medo e ansiedade em crianças, idosos e qualquer um no meio.

Mais pesquisa é necessária antes dos cientistas poderem saber exatamente por que isso funciona e quanta interação animal é necessária para os melhores resultados. Mas estudos publicados mostram que as patas dos animais têm um lugar na medicina e no bem estar mental. “Esses dados são fortes”, diz Beck. “Se você olhar ao que os animais fazem pelas pessoas e como nós interagimos com eles, não é surpresa alguma”. Aqui está algumas das ciências de ponta na área.

Coelhos

Em um estudo, foi dito a um grupo de adultos estressados que acariciassem um coelho, uma tartaruga ou brinquedos com suas formas. Os brinquedos não tiveram nenhum efeito. Mas acariciar uma criatura viva, seja com uma carapaça ou peluda, aliviou a ansiedade. Isso funcionou com pessoas independente te terem dito se gostavam de animais inicialmente.

Grilos

Animais não tem que ser fofos pra ajudar. Em um estudo de 2016 publicado no jornal Gerontology, idosos que receberam cinco grilos em uma gaiola se tornaram menos deprimidos após oito semanas em um grupo de controle. O ato de cuidar de criaturas vivas parece fazer a diferença.

Cavalos

Entre os animais mais estudados em terapia, cavalos têm estado envolvidos em planos de tratamento médico na Europa desde 1860. Atividades como assear e conduzir cavalos demonstradamente reduzem sintomas de PTSD em crianças e adolescentes.

Peixes

Animais conseguem focar a atenção das pessoas. Quando pessoas em uma clínica para Alzheimer jantaram em frente a um aquário com peixes coloridos e brilhantes, eles se alimentaram mais, tiveram melhor nutrição e ficaram menos propensos à cadências. Eles também ficaram mais atentos e menos letárgicos.

Cães

Algumas pesquisas sugerem que quando crianças tem dificuldade com leitura, elas mostram menos sintomas de ansiedade ao lerem em voz para um animal treinado. “A atitude delas muda e suas habilidades melhoram”, diz Lisa Freeman, diretora do Instituto para Interação Humano-Animal.

Porquinhos da Índia

Animais tornam o processo de socialização mais fácil para crianças que acham isso estressante, diz Maggie O’Haire da Purdue. No seu estudo onde crianças com autismo tiveram um porquinho da índia na sala, elas foram mais sociáveis com seus colegas, sorriram mais, riram mais e mostraram menos sinais de estresse.


www.petcafe.com.br

Pet Café (@petcafebh) • Fotos e vídeos do Instagram

PetCafe
PetCafe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Últimos Posts

logo petcafe a melhor cafeteria do Brasil

Nosso café é animal. Sem igual.

Venha conhecer!

Onde Estamos
Horário de Funcionamento
Newsletter
Inscreva-se em nossa newsletter para receber as novidades sobre o Pet Café.
Copyright © 2023 Pet Café | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais
Copyright © 2023 Pet Café - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais