QUÍMICA CÃO-SER HUMANO: O PAPEL DA OXITOCINA

cachorro indo para a cafeteria

Cada pessoa que compartilha sua vida com um cão está convencida de que a singularidade do relacionamento está baseada em lealdade e amor incondicional. Mesmo assim, assim como na comunicação entre gatos e homens, a misteriosa química entre um cão e seu dono também tem explicação científica.

De acordo com um recente estudo na Universidade Azabu no Japão, uma olhar entre o quadrúpede e seu dono é suficiente pra elevar os níveis de certo hormônio em ambos, que é o responsável por motivar o laço emocional entre pai e filho(a).

Oxitocina, o hormônio que conecta espécies

Gestos de afeto e olhares significativos são apenas dois dos comportamentos que são regulados pelo hormônio humano oxitocina. Informalmente chamado de “hormônio do amor”, a oxitocina é creditada pelo encorajamento social entre membros da mesma espécie e além.

Ela é conhecida por produzir uma sensação imediata de satisfação pessoal e é especialmente importante por motivar o laço emocional entre pais e filhos, o que ajuda a assegurar a continuidade das espécies.

Sabendo dessa função crucial, pesquisadores de uma equipe liderada por Miho Nagasawa partiu pra explorar o relacionamento entre seres humanos e cães pra entender em detalhes como a oxitocina pode afetar o laço entre-espécies.

O experimento: olhares, palavras e contato físico

O estudo começou com a coleção de amostras de urina de 21 pares de cães e seus donos. As amostras foram examinadas antes e após a interação ter começado com longos olhares, seguidos por caricias e abraços. Os cientistas descobriram que houve um aumento nos níveis de oxitocina no cão e seu dono após cada interação. Contudo, interações baseadas no contato visual entre cada par produziram aumentos significantes no hormônio.

Na segunda fase do experimento, os cientistas administraram oxitocina na forma de spray nasal em alguns dos cães e oral em outros. Os cães foram então colocados em uma sala ocupada por dois estranhos e o dono, que foram instruídos a não ter qualquer contato físico com os cães e limitar a interação somente ao contato visual.

Nesse período, fêmeas que receberam o spray nasal olharam para seus donos por um período significantemente mais longo que os machos, causando por sua vez um pico nos níveis de oxitocina. Em comparação, os machos que receberam oxitocina nasalmente aumentaram seu foco tanto nos estranhos quanto nos seus donos.

Cientistas acreditam que a diferença na reação entre cães do sexo masculino e feminino é provavelmente por causa do fato que a oxitocina forma uma parte-chave no laço entre a mãe e o filhote; assim confirmando a predisposição natural das fêmeas pra cuidar dos seus filhotes.

Quando a primeira parte desse experimento foi repetida em lobos cruzados por seres humanos, os cientistas não descobriram nenhuma evidência de aumento na oxitocina na urina do cão ou do lobo como resultado das interações entre o lobo e seu dono. Sob a luz destas descobertas,  a explicação evolucionária vem nos auxiliar novamente.

Ela aparece na longa coexistência entre cão e o homem que permitiu que o canino evoluísse pra tirar vantagem do hormônio humano oxitocina e embaçar as linhas entre o relacionamento entre animal e dono pra imitar aquele relacionamento compartilhado por pais e filhos.

“Esse resultado sugere que seres humanos podem sentir afeição por seus companheiros caninos similar àquela sentida por seres humanos e seus familiares,” como confirma o Dr. Miho Nagasawa, do departamento de ciência animal da Universidade Azabu em Sagamihara, Japão.

www.petcafe.com.br

Pet Café (@petcafebh) • Fotos e vídeos do Instagram

PetCafe
PetCafe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Últimos Posts

logo petcafe a melhor cafeteria do Brasil

Nosso café é animal. Sem igual.

Venha conhecer!

Onde Estamos
Horário de Funcionamento
Newsletter
Inscreva-se em nossa newsletter para receber as novidades sobre o Pet Café.
Copyright © 2023 Pet Café | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais
Copyright © 2023 Pet Café - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Morciani Soluções Digitais